SERPA QUE ÉS MINHA TERRA
A PRESENÇA DO HOMEM EM SERPA REMONTA A ÈPOCAS MUITO RECUADAS,SÃO TESTEMUNHOS DISSO OS TERRAÇOS PRÉ-HISTÓRICOS DO GUADIANA (Paleolítico). O VISITANTE PODE SEGUIDAMENTE APERCEBER-SE DO PERÍODO ROMANO REPRESENTATDO POR UMA VILLA-A CIDADE DAS ROSAS.
segunda-feira, agosto 28, 2006
terça-feira, agosto 15, 2006
IGREJA DE SANTA MARIA
Igreja de Santa Maria
No Largo dos Santos Próculo e Hilarião (ou simplesmente Largo de Santa Maria), perto do Castelo situa-se a Igreja de Santa Maria, matriz de Serpa, uma das primeiras da vila, que terá sido edificada sobre uma antiga mesquita árabe, no século XIV.
Na arquitectura exterior, merece destaque o altivo portal de entrada, ladeado por grossas colunas que servem de sustentação às imagens de São Pedro e São Paulo; à esquerda, a torre sineira, de planta quadrangular, sobressai na construção.
Três naves separadas ente si por arcos sustentados por colunas compõem o interior; central, a capela-mor, datada dos séculos XVI e XVII, domina todo o conjunto.
Nas capelas laterais, pode observar-se a riqueza decorativa do barroco, especialmente visível na talha dourada.
Merecem ainda especial referência as imagens de Cristo e a lindíssima estátua de Nossa Senhora de Fátima, bem como a decoração das colunas, onde podem identificar-se elementos humanos, animais e vegetais.
Citando: Filomena Gonçalves
sábado, agosto 12, 2006
BARBACÃ
Este corredor seria uma saída de dentro do castelo para uma zona ainda dentro das muralhas da Vila, chamada Barbacã, que conforme o nome indica seria um muro mais baixo entreposto às muralhas, tal como se vê em frente à porta.
A rua que está para lá daquela muralha chama-se a Rua da Barbacã, esta parte do castelo esteve soterrada durante muitos anos, só sendo posta a descoberto talvez há uns 30 ou 40 anos, ( mas tambem pouco se fez ali, de então para cá, esta foto foi feita há cerca de um ano ) após ter sido desactivada a cadeia que posteriormente foi transformada em Museu.
--- O CALVÁRIO
O Calvário pequena capela na qual se encontra a imagem de Cristo, e que é levado em procissão na Sexta- feira da Paixão à noite percorrendo várias ruas da cidade normalmente acompanhado pela Banda de Música, e ao som da " Matraca " intrumento de madeira com argolas de ferro, que ao ser rodado para um ou outro lado produz um som caracteristico, esta procissão simula a caminhada de Jesus Cristo para .a crucificação
segunda-feira, agosto 07, 2006
Tlm: 968401045 - 936367291
E-mail: edgar.moreno@sapo.pt