SERPA QUE ÉS MINHA TERRA
A PRESENÇA DO HOMEM EM SERPA REMONTA A ÈPOCAS MUITO RECUADAS,SÃO TESTEMUNHOS DISSO OS TERRAÇOS PRÉ-HISTÓRICOS DO GUADIANA (Paleolítico). O VISITANTE PODE SEGUIDAMENTE APERCEBER-SE DO PERÍODO ROMANO REPRESENTATDO POR UMA VILLA-A CIDADE DAS ROSAS.
segunda-feira, dezembro 12, 2005
domingo, dezembro 11, 2005
LEBRINHA
Quem passar por Serpa, por certo terá muito que ver, e quando a fome apertar tem o visitante à sua disposição varios restaurantes, onde são servidos os mais variados pratos regionais.
os mais conhecidos são, a Adega do Molhobico e a Cervejaria Lebrinha famosa pela sua Imperial sempre viva, alem dos seus pratos dos quais recomendo o Ensopado de Borrego À Pastora (este por encomenda)
CHAFARIZ DO SALVADOR
Chafariz do salvador; assim chamado por se situar no largo da igreja de S.Salvador, da freguesia com mesmo nome.
Tinha Serpa vários destes verdadeiros monomentos em pedra, e o mais trabalhado era o do Largo do Corro e que era provido de quatro torneiras, uma em cada um dos seus quatro lados, e que podemos considerar uma homenagem aos mestres canteiros, pessoas que eu muito admirava pois das suas mãos saiam verdadeiras obras de arte talhadas na pedra, apenas com o Maço e o Cinzel.
NORA E AQUEDUTO
Serpa que és minha terra! Assim começa uma das muitas cantigas que desde pequeno me habituei a ouvir cantar, e que me ficou gravada na memória. E assim será sempre, por mais longe que esteja, Serpa será sempre a minha terra porque nela estão as minhas raizes.
Serpa é uma cidade nascida na planicie alentejana, com fortes raizes cultorais e etnográficas, que a ninguem podem passar despercebidas. Quando se percorre a pé as ruas da cidade, em todas poderemos encontrar um pouco de história, e em todos os locais a própria história da cidade. É o caso da fotografia publicada ao lado, que mostra um dos monomentos que se pode encontrar, logo que se entra em Serpa, embora visto de um angulo posterior
Tlm: 968401045 - 936367291
E-mail: edgar.moreno@sapo.pt