SERPA QUE ÉS MINHA TERRA
A PRESENÇA DO HOMEM EM SERPA REMONTA A ÈPOCAS MUITO RECUADAS,SÃO TESTEMUNHOS DISSO OS TERRAÇOS PRÉ-HISTÓRICOS DO GUADIANA (Paleolítico). O VISITANTE PODE SEGUIDAMENTE APERCEBER-SE DO PERÍODO ROMANO REPRESENTATDO POR UMA VILLA-A CIDADE DAS ROSAS.
quinta-feira, maio 19, 2005
AS FOTOS ABAIXO SÃO DE PINTURAS A OLEO SOBRE TELA E SÃO UMA HOMENAGEM AO MEU IRMÃO HIPÓLITO QUE NÃO SE CANSA DE PINTAR A NOSSA TERRA.
quarta-feira, maio 18, 2005
terça-feira, maio 17, 2005
CAPELA DE NOSSA SENHORA DE GUADALUPE PADROEIRA DE SERPA SITUADA NO ALTO DE S.GENS, CONTEMPLA A CIDADE BRANCA.
SERPA DE GUADALUPE
SENTI ASSIM QUE CHEGUEI
APERTAR-ME O CORAÇÃO
CANTANDO P'RA TI CHOREI
TAL É A MINHA PAIXÃO
OH! SERPA DE GUADALUPE
DAS MURALHAS CASAS BRANCAS
DOS POETAS E PASTORES
DOS CANTES ATÉ ÀS TANTAS
NÃO SE CANSAM AS GARGANTAS
DOS TEUS FILHOS A CANTAR
SÃO PRECES À SANTA MÃE
AO TEU ENCANTO SEM PAR
SENHORA DE GUADALUPE
CANTANDO TE VOU ROGAR
ESSE MILAGRE TÃO LINDO
A SERPA UM DIA VOLTAR
segunda-feira, maio 16, 2005
O ARTESANATO
Muitos dos oficios de outros tempos ainda se podem encontrar em Serpa, o artesanato faz parte dessa recordação de outros tempos , as obras em bunho como as lindissimas cadeiras regionais, os trabalhos em madeira cortiça, corno, feito pelos pastores, etc.
Mas Serpa continua viva, e graças a uma boa gestão Câmarária, trilha um caminho de progresso e crescimento do qual todos os Serpenses se podem orgulhar.
domingo, maio 15, 2005
SERPA QUE ÉS MINHA TERRA
Após o 25 de Abril de 1974 nasceram na planície Alentejana várias cooperativas, que alteraram cmpletamente a situação nos campos, melhorando a vida ecnómico-social do concelho.
As áreas semeadas e a produtividade aumentaram subiram os efectivos pecuários e o índice de mecanização cresceu espectacularmente assim como o número de postos de trabalho.
Mas este processo teve os seus carrascos... sucessivos governos ditos democratas, cedendo à pressão do capital, e dos latifundiários, fizeram verdadeiras investidas contra a « reforma agária » na tentativa de travar um processo positivo conseguindo transformá-lo num processo negativo. que acabaria por se virar contra os próprios trabalhadores.
quinta-feira, maio 05, 2005
RANCHO CORAL E ETNOGRÁFICO DE SERPA
Teve Serpa, em todos os tempos, uma forte ligaçãoo com a música, não só a música intrumental, pois houve em Serpa vários conjuntos musicais desde o Jazz, passando por grupos mais ligados à música pop, como o Ala4, a banda filarmonica, e por fim, aquilo que é a verdadeira raiz dos cantares Alentejanos. O seu eterno grupo Coral e Etnográfico, pelo qual passaram já varias geraçõeses de cantadores. Diz-se que o vento embala a seara e a música embala Serpa.
E é bem verdadade pois está gravado ainda e bem na minha memória, os cantares das ceifeiras e ceifeiros, enquanto ainda debaixo de um sol escaldante, entoavam as catigas que tornavam mais leve o duro trabalho da ceifa.
Fazem parte dos instrumentos que normalmente acompanham as « modas » Alentejanas, a viola campaniça e o harmónio, que são instumentos caracteristicos da região.
Têm sido os grupos corais, como « Os Ceifeiros de Serpa » e o Grupo Coral da Casa do Povo, a manter vivas as lindas « modas», locais fazendo jus à rima;
Quem me dera ser de Serpa
Ou em Serpa ter alguém
Só para ouvir dizer
És de Serpa cantas bem
***************************************************************************
Tlm: 968401045 - 936367291
E-mail: edgar.moreno@sapo.pt